segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Joe Strummer - The Future Is Unwritten

Acompanhando a senda cinematográfica, proponho-vos um documentário biográfico de uma das figuras mais carismáticas do rock dos últimos 30 anos.

Joe Strummer, foi mais do que o eterno líder/vocalista dos The Clash.
A reinvenção que fez da sua vida, a música, experimentou um pouco de tudo, desde o Rock, ao Dub, ao Reggae, e sempre o Punk. A mesma reinvenção, que esteve na passagem por três Continentes, onde viveu, e nos nomes que foi encontrando, para si.
Joe Strummer, que por uns tempos, foi Woody era, na verdade, John Graham Mellor.

Bono, diz que os The Clash ainda hoje cá deveriam estar. Certo é que 10 anos, trouxeram o melhor álbum rock da década de 80, “London Calling” (Roling Stone magazine), comummente considerado um dos melhores dos últimos 30 anos.

Foi díficil para Julien Temple, o documentarista, focar-se na história dos Clash, talvez não fosse mesmo esse o objectivo. História essa que acaba por ser a de Joe; a inconformidade, a instabilidade, com que cria e acaba com os The Clash, mas também uma integridade plena, moldando a banda aos seus valores, e resignado, desistindo quando deixou de o conseguir.
Admitindo o fim dos The Clash, Joe diz: “I cannot believe that we turned into the people we always tried to destroy”.

Joe foi um génio da Música, teve tempo para ser Actor, mas é um dos maiores Liricistas que conheço. A certa altura, alguém diz que cada verso dos Clash significa muito mais do que vários álbuns de outras grandes bandas.

O filme reúne entrevistas com Martin Scorsese, Bono, Mick Jones, Red Hot Chilipepers, Johnny Depp, e muitos amigos próximos de Joe.

Concluindo, vale mesmo o esforço que despenderem a procurá-lo.
Fiquem com o trailer.

1 comentário:

Luís Guerreiro disse...

Vou mesmo procurar! Grande banda. Estiveram lá, desde o ínicio. Viveram, fizeram e foram o movimento.

Punk's not dead!