terça-feira, 11 de março de 2008

Folhetim











A opcção de Chalana assegurar o comando técnico do Benfica até ao fim do ano, é uma boa solução, na perspectiva de se assegurar o mínimo de estabilidade no Benfica, diminuindo os efeitos de um terceiro treinador na mesma época. Chalana, é competente, conhecedor da estrutura e do plantel e perfeitamente capaz de treinar o Benfica...pelo menos até ao final da época.

Contudo não há bela sem senão. As próximas semanas no seio encarnado serão marcadas por notícias diárias e manchetes jornalísticas com as possibilidades de novos treinadores para o Benfica, o que poderá ser factor de instabilidade no seio do plantel e de desmotivação para o actual técnico Chalana, o que é especialmente negativo, pois afigura-se uma renhida luta pelo segundo lugar com os dois Vitórias, uma eliminatória complicadissima para a Taça Uefa e uma semi-final da Taça de Portugal ante o sempre díficil Sporting, ainda para mais no Alvalade XXI.

Só hoje já detectei mais de uma dezena de nomes nos jornais : Mourinho, Scolari, Humberto Coelho, Carlos Queiroz, José Peseiro, Jorge Jesus, Carlos Carvalhal, Malesani, Zacheroni, Fatih Terim, Bianchi entre outros. Para mim a pior das opcções, mas talvez a mais provável tendo em conta o ascendente, no mínimo estranho do jogador, que admiro, Rui Costa é Malesani. Terim e Bianchi é folhetim. Zacheroni também reune boas hipóteses, no caso de se optar pela escola italiana sem se querer entregar o comando técnico a um quase desconhecido Malesani e sobretudo não se querer começar desde já a aceitar todos os caprichos da estrela Rui Costa. Em Portugal, ou seja, de treinadores a orientar equipas portuguesas, só Carvalhal, quanto a mim, tem o perfil para treinar o Benfica ou até um Sporting. Cajuda funcionava no Porto, mas não no Benfica. Jorge Jesus acho que é um bom treinador mas para o Belenenses. José Peseiro, o tal José que vos falava,diz-se que tem um pré-acordo com o Benfica. Era talvez o meu segundo favorito. Até o Sporting conseguiu por a jogar bem, a jogar muito bem, atingindo a final da Uefa e lutando pelo campeonato quase até ao fim. Quase de certeza que se vai sagrar campeão na Grécia. Humberto Coelho, tem a vantagem de ser respeitado pela nação benfiquista, mas não sei se teria condições para liderar uma equipa tão jovem e de culturas futebolísticas tão diversificadas. Foi um optimo seleccionador, da geração de ouro, mas acho que é diferente. Scolari, era bom para motivar, e tem aquela coisa favorável que é algum anti-portismo, mas em termos técnicos deixa um bocadinho a desejar, para além de que não quero o Costinha como trinco ;). Queiroz, era óptimo, conhecedor do futebol português, rigoroso, metodológico, para mim uma das chaves do sucesso do Manchester United. Por outro lado, o melhor adjunto do mundo, não sei seria muito tolerado pela nação Benfiquista no caso de aparecerem alguns maus resultados. Mourinho, claro o meu preferido, era a solução genial. Não resolveria todos os problemas, mas talvez ai os 300 mil sócios aparecessem, as bancadas cheias e pelo menos..." seriamos campeões decerteza absoluta ". Era fantástico. Eládio Palmarés, disse ontem que o Benfica é hipótese tal como é o Barcelona. Só ser hipótese é fantástico. Por outro lado, também se diz que foram desenvolvidos contactos com empresas por fim a assegurar o financiamento necessário para assegurar um salário muito...especial.

Por outro lado, no caso de Chalana, eliminar o Getafe a mostrar qualidades, a solução pode ainda passar por Chalana continuar. Mas a questão principal é : Se já está definido o treinador, acho que é Peseiro. Se só se decidir daqui a umas semanas, e o Empoli descer, será Zacheroni e não Malesani, acontecendo o inverso no caso de manutenção. Se só se decidir no fim do campeonato mas antes do euro, ai dependendo das campanhas internas, Carvalhal e Jesus tem hipóteses. Se for depois do Euro, se Portugal fizer um grande Euro, volta a paixão Scolari, se não o acontecer Queiroz na calha. Mourinho...talvez se as negociações do Barcelona abortarem...quanto ao salário eu contribuo com...0,01% do seu salário mensal ;) e torno-me sócio. Fica a promessa.


P.S - Esqueci-me...o mais provável de assinar pelo Benfica é aquele de polo azul e muito despenteado... ;)

Sem comentários: