sábado, 10 de maio de 2008

A ponta do iceberg

A liga concluiu o processo Apito Final, aplicando sanções várias, a clubes, dirigentes e árbirtros. O Boavista desce de divisão e João Loureiro é suspenso 4 anos. João Bartolomeu, presidente do Leiria, é suspenso um ano, e são retirados 3 pontos à União de Leiria. Pinto da Costa suspenso 2 anos e retirados 6 pontos ao Porto.

Passa a ser um facto. Existe corrupção no futebol português e estão identificados os corruptos. Contudo, só o Porto, assume a corrupção e não recorre. Sim, não recorrer é assumir-se a culpa. Acho indecente como é que, com " toda a lata do mundo ", o Presidente do Porto diz que não recorre porque o Porto não precisa dos 6 pontos agora e precisaria para o ano. Se tivesse apenas com mais 4 pontos que o segundo classificado já recorria, como está a 20 não recorre. Que prova cabal de como não se deve estar no futebol e na vida.

Lamento, que a investigação não tenha sido extendida aos anos do pentacampeonato e às viagens do Sr.Calheiros.

Destaque-se, pela positiva, a intervenção da Liga. Só é pena os regulamentos não permitirem a retirada dos 6 pontos para a próxima época. Assim, fica quase tudo na mesma.

Destaque-se pela negativa o péssimo serviço que o jornal " O JOGO " presta. Quase que é um jornal oficial do Porto. A Bola e o Record fazem manchete, como seria de esperar, com este caso. É um ponto histórico para o futebol em Portugal. O Jogo, não reserva nem um quadradinho milimétrico na sua capa para o caso que é toda ocupada com a venda de um jogador do Porto. Faz impressão.

3 comentários:

Tibério Dinis disse...

Caro Tiago,

recorrer de uma decisão não implica um assumir da culpa, tendo em vista as circunstâncias estão todos os não portistas a pedir para o Porto recorrer, prova única de que querem é os pontos para a próxima época, porque a pena máxima foi aplicada ao Porto em sede de recurso pode ou não ser atenuada e terá implicações na próxima época. Quanto aos pontos em si, os regulamentos são aprovados por todas as equipas e agora não cabe discutir a lei, apenas aplica-la, a aplicação na época que decorre é dos princípios basilares do direito - celeridade - que muitas vezes é criticada.

Quanto aos desportivos, estou cansado da imprensa nacional, são três desportivos para um mercado de poucos milhões que apreciam desporto e passam mais tempo a falar de tretas do que de futebol e dos verdadeiros protagonistas - jogadores e treinadores.

Abraço

Tiago Mendonça disse...

Caro Tibério,

Recorrer não é sinónimo de admissão de culpa. Mas não recorrer é um manifesto de conformidade com a sentença proferida. Não pode ser entendido de outra forma.

Tibério Dinis disse...

Claro, a sentença não tem efeitos práticos. É mesmo que um arguido ser condenado a uma pena de prisão de x tempo e já ter cumprido x de prisão preventiva,a pena é descontada à já cumprida, não faz sentido recorrer.