segunda-feira, 21 de abril de 2008

Primeira Linha

A vaga de candidatos ao PSD já começou, aliás, começou logo após o anúncio de Menezes, a um ritmo quase diário os nomes surgem, contudo até agora eram nomes de segunda linha. Nomes que seriam sem dúvida em circunstâncias normais bons líderes - com tempo e condições estabilizadas - contudo, o PSD neste momento necessita da sua primeira linha, candidatos fortes para dentro do partido, mas acima de tudo com popularidade - e não populismo - e carisma.

Da chamada primeira linha havia dois nomes possíveis Manuela Ferreira Leite e Marcelo Rebelo de Sousa, no entanto já era sabido que os dois não avançariam seria suicídio para o partido, apenas um o fará e ao que tudo indica depois de alicerçar a base Ferreira Leite reúne consenso em grande parte dos grandes nomes do partido e nas bases do PSD.

Ferreira Leite a oficializar a sua candidatura partirá em vantagem sobre os candidatos já oficializados, muito por culpa do desconhecimento que o país tem sobre os outros candidatos que chega mesmo à base militante do PSD. Importa não esquecer que não está em questão apenas a escolha do líder do PSD será também o candidato a primeiro-ministro e depois daquilo que foi a liderança Mendes & Menezes,Lda só uma candidatura forte pode fazer frente a Sócrates e mesmo assim terá que correr contra o tempo, pois o calendário favorece Sócrates.

Ferreira Leite é o fantasma de Sócrates, rigorosa e controladora das contas públicas é a fonte inspiradora de Sócrates, a candidatura de Ferreira Leite deixará Sócrates sem espaço à no centro-direita que terá que refugiar-se na esquerda descontente onde PCP e BE ganham terreno a cada sondagem. Sócrates é o suplente utilizado de Ferreira Leite, agora resta saber quem jogará os 90 minutos.

3 comentários:

Tiago Mendonça disse...

Não vou comentar nenhuma hipotética candidatura, até estarem todas oficializadas, e não haver margem para mais militantes apresentarem as suas candidaturas.

Não quero contribuir para o folhetim(saliento que este post não contribuiu para esse folhetim, aliás feito num resgito suave, diferente de outros, em outros blogues) especulando sobre hipotéticas candidaturas de A,B ou C.

Seria prestar um mau serviço ao partido. Por outro lado seria substituir-me aos jornalistas, que penso não precisarem de ser substituidos.

Apenas duas certezas. Como sempre afirmarei com convicção em quem vou votar ( que será quem apoio ). E uma outra certeza, é que no dia a seguir às eleições, lutarei lado a lado com o líder do meu partido, no grande objectivo de 2009.

Tibério Dinis disse...

Caro Tiago,

bem conheço o teu estilo de estar na vida partidária, bom-censo e moderação.

Não sendo militante e numa visão exterior Sócrates vs Ferreira Leite é o duelo que gostaria de ver. Claro que não escondo que gostaria do Marcelo, um candidato da faculdade era fantástico, mas não parece viável.

Abraço

Tiago Mendonça disse...

Caro Tibério,

Tenho gostado de ver os debates parlamentares.