quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Aceite o Desafio!

É com agrado que registei o desafio aqui proposto pelo Luís para que desenvolva o tema da interrupcção vergonhosa da entrevista do ex-primeiro ministro de Portugal o Dr.Pedro Santana Lopes.

Antes, de me debruçar sobre o facto, propriamente dito, queria sublinhar mais uma vez, o que os que me conhecem melhor sabem desde há muitos anos : Sou um confesso admirador da política feita pelo Dr.Santana Lopes. Deixo apenas 3 razões para esta admiração:

  1. Em termos partidários. Pedro Santana Lopes tem um capital próprio de votos. Não tenho dúvida que dos votos que o PSD obteve nas legislativas de 2005, pelo menos um terço são votos directos do Dr.Santana Lopes, isto é, vieram de um conjunto de pessoas que votam Pedro Santana Lopes, independentemente, de questões ligadas a partidos. Nessa medida Santana Lopes traz consigo um acréscimo de votos ao partido. Mais, foi o Dr.Pedro Santana Lopes que permitiu que o PSD conquistasse após um domínio das forças de esquerda, a importante Câmara de Lisboa, agora entregue, novamente ao Partido Socialista, pelo ainda líder do partido o Dr.Marques Mendes. Venceu também na Figueira da Foz e conseguiu um resultado em 2005, nas eleições mais dificeis de disputar de sempre, um resultado superior em relação aos resultados apontados ao PSD actualmente, em qualquer sondagem de opinião.
  2. Em termos políticos. Ideias correctas e realistas para o país. A ideia das empresas participarem na construcção do tecido social do país. A redução dos impostos das Empresas por forma a estimular o investimento e a conseguir, dessa forma, um resultado total mais proveitoso do que é acontecido actualmente. Todo o trabalho feito em Lisboa, donde se destaca a excelente obra do túnel do marquês ou a construcção do jardim no arco do cego e a passagem do terminal rodoviário para Sete Rios.
  3. Em termos pessoais. A frontalidade que tem e que demonstrou nas eleições de 2005. Disse que não ia subir impostos. Sócrates também. Mas este subiu. Disse que não iam existir Scut's. Custou-lhe centenas de milhares de votos. Sócrates disse que iriam existir, ganhou as eleições, e as portagens são mesmo pagas. A capacidade que tem para aguentar, pessoalmente, toda a cabala que lhe foi feita. Desde a comunicação social, passando por algumas pessoas de dentro do seu próprio partido e as constantes alegações sobre a sua vida pessoal. Neste ponto, um desabafo : Quero eu lá saber que um primeiro ministro sai muito ou pouco à noite desde que governe bem ! Nessa altura, dois dias de férias no Algarve foram alvo de criticas na imprensa. Com Sócrates uma quinzena inteira no Quénia com o país a arder, passou incolume.

Por tudo isto, muito obrigado pelo trabalho prestado ao partido e ao país Dr. Santana Lopes. Eu e mais algumas, poucas pessoas, sempre o elogiamos nas horas faceis mas também nas horas dificeis.

Mas, goste-se ou não o Dr.Santana Lopes foi primeiro-ministro de Portugal. Interromper uma entrevista a qualquer pessoa é falta de educação. A um ex-primeiro ministro é ainda mais grave. É uma falta de educação para com Portugal. Mais, tanto mais grave é, quanto a interrupcção é para dizer que um treinador chegou a Portugal. É a informação pela venda. A informação pelo dinheiro. Não estava habituado a estes exemplos vindos da Sic Notícias. Foi um episódio lamentável.

A poucas horas de se escolher o novo lider do PSD, que saudades me deixa o Dr.Santana Lopes. Que saudades!

Sem comentários: