quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Portugal

É neste novo papel de corresponde à Suécia que tenho vindo a percepcionar a actualidade e escrevo, agora, pela primeira vez para este blog. Como o tempo é curto e à muito para lembrar vou dar aqui uma pequena pincelada no que é mais actual, esperando mais tarde explorar mais um pouco.

Primeiro lugar, especial aparte para a prestigiosa campanha em terras gaulesas da selecção nacional de Rugby. A forma intensa como a equipa se apresenta entoando a portuguesa, aqueles fantásticos primeiros 30 minutos contra os All Blacks uma garra e entreajuda defensiva portentosas são tudo marcas que enaltecem o nosso país por esse Mundo fora. Noto que me têm chegado mensagens de felicitações e curiosidade sobre a nossa equipa.

Segundo lugar, uma mensagem para o mau serviço público prestado pela Rtp. Se ainda não encontrei qualquer espaço onde possa ver a nossa televisão, isso era expectável, mas é lamentável o funcionamento do canal online. Metade do tempo, é ocupado por um clip com o gingle da rtp, a grelha em si, é ocupada com repetições já que a maioria das transmissões em directo estão trancadas pelos motivos de “direitos de transmissão” que não consigo compreender. Neste aspecto uma palavra de apreço do trabalho em prol das comunidades de espaços como o tvtuga, sintonizate entre outros, ou até a própria sic que desbloqueou, agora, todos os seus canais online.

A importância deste tema trás consigo a questão da difusão da língua portuguesa. Tenho comprovado o porquê de o Português estar entre as línguas mais faladas do Mundo. Parece-nos insólito, mas aqui várias pessoas, sem qualquer ligação profunda a Portugal, falam a língua de Camões, e conhecem inúmeros traços culturais nacionais. Cabe-nos manter essa chama acesa.

Um alerta para a exigência de moderação e contenção no seio do PSD, no momento de decisão que está à porta. A luta do partido é por Portugal. Guerrilhas pessoais fragilizam o maior partido português e prejudicarão o país. De todos os militantes, mas primordialmente, de quem apresenta uma moção eleitoral é, amanhã, esperada outra postura.

Voltando um pouco atrás, para falar de algo mais triste. A grande bandeira de Portugal é e tem sido, por estes tempos, o futebol. Se isto é valoroso, é dúbil. No mínimo, tudo o que fizer ouvir mais uma vez falar de Portugal é generoso. Isto não salvaguarda, certamente, a postura do senhor scolari.
Confesso que senti vergonha com os vários comentários que me foram chegando nos dias que se sucederam aquele triste incidente. Contudo, é indefensável, restou-me concordar que foi tudo muito desprestigiante e dizer que se estavam 50 000 mais 18, 19 portugueses naquele estádio, nenhum se portou mal. Lamentável.

Fechar só com um aparte para a beleza Sueca. O mito confirma-se!
Em breve espero ter imagens.




Sem comentários: