sábado, 19 de janeiro de 2008

Comentário à Votação

Bom, após uma semana sem qualquer post, facto inédito neste blogue, mas encontrando-se justificado essa situação com a época de exames porque todos os autores deste blogue estão a passar ou começam agora a sair, tendo ja há muito encerrado a votação que propusemos aos leitores e que por certo já foi observada durante tempo suficiente pelos caros leitores, cabe-me a mim um breve comentário à votação, ainda que reconheça que certamente a minha análise ficará um pouco aquém dos excelentes textos com que o Jorge nos tem brindado, em matéria de eleições americanas.

Assim, parece-me claro que os eleitores do blogue querem que seja um democrata a residir na White House nos próximos anos, na medida em que, no seu conjunto, os candidatos democratas obtiveram 76% dos votos, ou seja mais de três quartos dos votos expressos na nossa votação. Os republicanos ficaram apenas com 24% dos votos. A grande questão que penso que aliás também se coloca nas ditas eleições americanas, aliás, o próprio entusiasmo e dúvida das mesmas, reside em qual será o candidato democrata a apresentar ao eleitorado dos Estados Unidos. Pela nossa votação o candidato dos democratas mais votado e também mais votado no conjunto de todos, foi Barack Obama com 44% dos votos expressos. Hillary Clinton alcançou um segundo lugar com 28% dos votos, sendo que a medalha de bronze coube a um republicano, McCain com 8% dos votos.

Do lado dos democratas Edwards alcançou 4% dos votos, enquanto existem vários republicanos a alcançarem essa marca, como é o caso de, Huckabee, Mitt Romney, Ron Paul e Rudy Giuliani. Sem qualquer voto, Richardson e Kucinich dos democratas, Hunter e Thompson dos Republicanos.

Quanto a mim, penso que o vencedor dos democratas será o vencedor das eleições gerais. E penso que o vencedor dos democratas será uma vencedora, penso que será Hillary que sucederá a Bush. Aliás depois do Pai Bush veio Clinton, depois o filho Bush e agora a senhora Clinton. As duas famílias mais importantes dos Estados Unidos, no que concerne à política. Mas vamos ver. Nas eleições Americanas tudo muda à velocidade da luz.

1 comentário:

Jorge Batista disse...

Antes de mais, obrigado Tiago por teres concluído a votação em torno deste tema que, embora tenha continuado a acompanhar, não tive tempo até hoje para o fazer. Obrigado também pelos largos elogios nos teus últimos posts... é bom e motivante saber que alguém dá valor às horas que se perdem a investigar e a escrever sobre qualquer coisa.

Em relação aos resultados da votação, penso que eles não podiam espelhar melhor o que se passa nestas Eleições. São os democratas Obama Barack e Hillary Clinton que lutam mais profundamente pela vitória sendo cada vez mais certo que um deles, de facto, o fará e conquistará um lugar na Casa Branca. Por sua vez, os republicanos não têm um nem dois preferidos mas sim quase todo o conjunto inicial de candidatos que vão partilhando vitórias de maneira quase semelhante, ora Huckabee, ora Ron Paul enquanto Rudy Giuliani continua muito abaixo das espectativas tal como o considerado favorito no início das eleições Mitt Romney. O vencedor republicano aqui nesta votação - McCain - parece que começa timidamente a assumir um papel de favorito.

No entanto, já são sabidos os resultados do Caucus realizado dia 19 de Janeiro no Nevada e faço questão de partilhar convosco:

Democratas:
- Hillary Clinton: 51%
- Barack Obama: 45%
- John Edwards: 4%

Com estes resultados, Clinton elege 13 delegados e Obama 12. Continua muito renhida a luta entre estes dois candidatos democratas embora pareça, tal como o Tiago referiu, que Clinton começa a impor o seu carisma e poder reagindo assim à surpresa inicial de Obama.

Republicanos:
- Mitt Romney: 52%
- Ron Paul: 13%
- John McCain: 13%
- Mick Huckabee: 8%
- Fred Thompson: 8%
- Rudy Giuliani: 4%
- Duncan Hunter: 2%

Com um eleitorado naturalmente mais dividido (8 nomes republicanos contra apenas 3 democratas), Mitt Romney conseguiu mesmo assim alcançar uma vitória estrondosa como os números indicam. Parece que o tão desejado favorito republicano está a aparecer e quem sabe conseguirá um lugar na eleição final contra Clinton ou Obama.
Com estes resultados, Romney elege 18 delegados, Ron Paul e John McCain 4, Huckabee e Fred Thompson 2 enquanto Giuliani elege apenas 1. Continua muito aquém das expectativas o antigo mayor de Nova Iorque.

Também é minha opinião que Hillary Clinton conseguirá chegar à Casa Branca. Só um desastre poderá impedi-la de tal. Esse desastre tem para Hillary um nome: Barack Obama. Ainda é possível o jovem senador negro conseguir a vitória no lado dos democratas e enquanto isso for possível vamos aguardar de forma expectante pelo dia 5 de Feveireiro - "Super Terça-Feira" - onde 22 Estados irão votar e praticamente decidir os candidatos finais.

Tal como tu, ponho quase as mãos no fogo como que o próximo Presidente dos Estados Unidos será democrata. Logo, pela primeira vez, teremos uma mulher ou um negro a "comandar" o Mundo. Talvez, apesar de ser difícil, algo mude com isso... fica o benefício da dúvida até tal ocorrer.

Espero então, dia 5 ou 6 de Fevereiro, puder resumir o que se passou num dos principais dias para estas Eleições Presidenciais que têm sido fantásticas.

Um abraço.