domingo, 27 de abril de 2008

Dilema de Costa Neves

As movimentações para a liderança do PSD nacional já começaram à muito e a recolha de apoios envolve todo o país, não há candidato que avance sem apoios definidos e sem um base sólida.

De entre esses apoiantes há um nome nas Ilhas de Bruma que é referenciado para apoiar vários candidatos, diz-se que tem o coração dividido entre Santana Lopes, Passos Coelho e Manuela Ferreira Leite. Nos Açores, Costa Neves está numa posição delicada, contra um César que reúne unanimismos nas bases do PS e com uma maioria absoluta confortável na ALRA, Costa Neves tem que ter nas bases partidárias o seu ponto de apoio para as regionais de 08.

As ondulações do PSD nacional não devem afectar o PSD Açores, pelo que não deveria dar-se um apoio expresso de Costa Neves a qualquer candidato. Entendo que deveria manter-se neutral, de forma a que findado todo este processo tenha as bases sociais democráticas ilhéus unidas e fortalecidas. Diz-se que escolhido o líder, os partidos reagrupam-se e unificam-se, tudo isto é muito bonito, mas a verdade é que os efeitos colaterais permanecem durante algumas semanas e o tempo é um factor negativo para Costa Neves. Sem líder nacional para o apoiar até Maio, só no segundo semestre do ano terá um líder ao seu lado, algo tarde para umas regionais marcadas para Outubro é manifestamente pouco tempo. Assim, prevejo que a melhor alternativa para Costa Neves é não apoiar nenhum candidato de forma a que logo após a eleição do líder nacional este possa estar desde logo disponível para apoiar Costa Neves na árdua batalha que se avizinha.

Sem comentários: