domingo, 4 de maio de 2008

Factos

Depois de uma troca de ideias, no blogue amigo, PSICOLARANJA, sobre o impacto do mesmo, resolvi investigar. Eis os resultados:

Transcrevo parte do comentário que lá deixei :

"Acho que um blogue pode ser bom, mesmo sendo visitado por poucas pessoas. Considero este blogue, um blogue de amigos, quase que um fórum entre amigos. Mas o conteúdo dos post's e a qualidade das discussões são indesmentíveis e tornam este blogue um dos mais representativos da JSD. Mantenho isso.

É por outro lado dos blogues mais publicitados, em actividades e tertúlias, pelo que compara-lo com a maioria dos blogues que se cingem à Blogosfera não é muito correcto, porque este parte em vantagem. Mas adiante, vamos aos números.

Avaliei o impacto do blogue, seguindo três itens e baseando-me nos números avançados pelo Nélson. Comentários, Visitas e Visitantes.

Começando pelos comentários:

Analiso a percentagem de comentários que provém dos autores do blogue.

Post do Dia da Mãe - 73%
Há esperança - 92%
Apatologia - 80%
Dias e Dias - 82%

Escolhi os quatro post's mais recentes em que eu não comentei. Para que fosse aleatório. Pelos vistos, neste item não me enganei muito nos números que avancei e que chocaram o Paulo. Uma amostra elucidativa. Mas vamos aos números avançados pelo Nélson - 14000 visitas em 3 meses e meio, ou seja 105 dias.

Convém dizer, que o número de visitas conta pouco. Basta o Nélson e Eu, como acredito que tenha acontecido, entrarmos 30 vezes por dia no blogue, e tem 60 visitas. Se um de vós estiver o dia todo a entrar e a sair são o blogue com mais visitas da blogosfera. Mas adiante

14.000 visitas em 105 dias. Vejamos outros dois blogues de impacto. Um muito consolidado um muito recente.

4R- Calculando com base na média desta semana, em 105 dias, 61450 visitas.

Câmara de Comuns - Pela média do primeiro mês de vida, 70000 visitas num mês.

E mesmo comparando com blogues pequeninos, pouco publicitados, e assumo humildemente, pouco relevantes, analisando tem 14.000 contra 6.000. Nada de muito impressionante.

Quanto aos visitantes - 3000 em 105 dias diz o Nélson. Dá 29 por dia. Excluindo os 14 autores(excluo o PsicoConvidado e o Fred), tem 15 visitantes por dia. Analisemos outros blogues:

Alta Voz - Baseando-me só na média desta semana, uma das piores de sempre, tivemos 18 visitantes por dia - 6 autores ( alguns sem internet, mas enfim) dá 12 por dia. Apenas menos três que o PsicoLaranja.

Quarta República - 506 visitantes menos os 10 autores 496 visitantes.

Inconcreto - Um blogue de um único autor, ligado aos Açores. 45 visitantes por dia, em média.

Com isto não quero, dizer que o Blogue não tem qualidade. Apenas não tem o impacto que alguns evocam. É bom termos os pés assentes na terra, termos consciência das nossas limitações para podermos crescer.

1 comentário:

Tibério Dinis disse...

Caro Tiago,
há muitas variantes em jogo,
tipo de blogue, publicidade, temas abordados e universo.

O exemplo do Câmara de Comuns é óbvio dada à publicidade que teve e à quantidade e qualidade dos autores, terá sempre um bom volume de visitas porque há actualização e publicidade constante.

Mas acredita se queres um blogue com visitas toca a por poesia e imagens que isto dispara.lol.

Em relação ao In Concreto tratando-se de um blogue regional terá sempre um volume limitado vai muito pelo universo abrangido, nos Açores não há a cultura do blogue e há pouco acesso à internet, só há volume de entradas quando na agenda informativa está assuntos sobre os Açores e a Base das Lajes.

bom post