quinta-feira, 1 de maio de 2008

PORTUGAL!

2 comentários:

Anónimo disse...

Ou seja, em Portugal a única coisa q move as pessoas é a porcaria do futebol. E ainda por cima promovido por uma empresa que nos ultimos 4 meses aumentou os preços dos seus produtos 14 vezes por causa de um suposto aumento da matéria prima, que se formos a ver o preço em Euros até baixou! Que hipocrisia!!! Ainda bem que cá estão as pessoas do PSD para lutar contra esta tendência!

Tiago Mendonça disse...

Quando se deu a liberalização do mercado dos combustiveis, todos pensaram, que a lei do mercado iria imperar, e de forma automática, através da concorrência os preços iriam baixar, diminuindo as margens de lucro das distribuidoras e aumentando o bem-estar do consumidor.

Isso não sucedeu. Não tenho dados sobre o caso, que agora será estudado pela Autoridade da Concorrência, que tive oportunidade de visitar há duas semanas, mas penso que muito provavelmente estamos perante, no mínimo, uma prática concertada entre as distribuidoras, transformando o oligopólio em monopólio.

Isso só deixa de suceder, quando uma delas furar o " acordo " e baixar os preços levando a que as outras descam também podendo inclusive baixar para preços abaixo dos próprios custos, prática ilegal a dos preços predatórios, expulsando essa empresa, e depois retomando a este acordo cada vez mais claro.

Penso que aliado ao problema da subida dos preços dos combustíveis deveria ser pensada uma política de transportes válida e capaz de oferecer uma alternativa a sério para as portuguesas e os portugueses.

Quanto ao anúncio, em especial à musica, achei piada. Assinalei aqui, dando o mote para o apoio à nossa selecção.