sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Rescaldo da Semana Europeia

Começo pelo Porto, que logo na terça-feira perdeu 1-0 com o Schalke 04, no mítico estádio onde venceu a Champions League ao comando de José Mourinho. O Porto apresentou um bom futebol, e dada a estabilidade que tem evidenciado e as diversas soluções que tem apresentado, tem o meu benefício da dúvida, pelo que afirmo que o Porto tem todas as possibilidades de passar a próxima fase. Para isso será necessário marcar um golo o mais cedo possível, na primeira meia hora, em limite na primeira parte e mais importante do que isso, não sofrer nenhum golo, pois marcar 3 golos ao Schalke não será a tarefa mais fácil do mundo.

O Sporting venceu e convenceu, com um agregado de 5-0 sobre o Basileia. Hoje enquanto ouvia a Opinião Pública um teleespectador dizia que existia o Sporting versão nacional e o Sporting versão nacional. O Basileia não deu resposta, mas a verdade é que também não a deu porque o Sporting não permitiu. Esta equipa, que muito tem sido criticada, está nos oitavos de final da Uefa, final da Taça da Liga e na Taça de Portugal. Para além disso se vencer o derby com o Benfica o segundo lugar e a Champions League passam a ser uma realidade. Para além disso o aparecimento de Pereirinha e Rui Patrício, que ontem rubricou uma excelente exibição, para além das consolidadas contratações Izmailov e Vukcevic, tem colmatado um Miguel Veloso mais fraco que o ano passado e o tardio aparecimento de Moutinho. Liedson igual a si mesmo.

O Benfica, o meu Benfica, teve mais uma horrível exibição ontem diante o penúltimo classificado da liga Alemã. Entrou a medo, e desde os 10 15 minutos esteve numa clara gestão de tempo. O treinador do Benfica, Camacho, que começa agora ser criticado por muitos adeptos do Benfica, escolheu um 11 quanto a mim desajustado. Até posso entender que queira jogar com um só ponta-de-lança, opcção que eu jamais tomaria, mas se joga só com um ponta-de-lança, tem que jogar com Cardozo e não com Makukula. Maxi Pereira e Luís Filipe formam talvez a pior ala direita do Benfica dos últimos 10 anos. Eu gostaria de ver, um jogo que fosse, Zoro a defesa-direito. Traria uma consistência parecida a que Alcides trouxe no ano do título. Quanto ao resto do jogo foi o que se viu. Sofrimento até aos 90 minutos, e só a acabar o jogo, como tem sido costume, Cardozo resolve e depois Di Maria confirma. O Benfica, merece passar, mas apenas porque no conjunto das duas mãos jogou menos mal. Enfim, uns foram horriveis e os outros foram muito maus. Terá que mudar muito se quiser ultrapassar o Getafe. E na próxima época, era bom começarmos desde a primeira jornada com um bom treinador. Se quiserem manter Camacho, discordo, mas entendo. Mas não voltem, direcção, a assasinar o Benfica, como fez à 1ªJornada deste campeonato. Meu querido Benfica, versão 06/07 que disputou o campeonato até a ultima jornada, que ganhou cerca de uma dezena de jogos por 3 golos de diferença e que jogava um futebol bonito.

O Braga, perde a eliminatória na Alemanha. E começa a perde-la antes mesmo do apito inicial, com as declarações de Manuel Machado, que não é treinador para o excelente plantel do Braga, que diz que perder não era mau. Uma declaração destas é meio caminho andado para a derrota. Assim foi. O Braga poderá se queixar da sorte ao ter falhado duas grandes penalidades, mas o 3-0 e depois o 0-1 foram contundentes e ilustraram a diferença de qualidade e sobretudo de maturidade entre as duas equipas. O Bremem é quanto a mim um dos candidatos ao título.

O Super-Porto poderá afrouxar um pouco no campeonato, e preparar-se para a vitória ante o Schalke. O Sporting terá um adversário dificil, mas tem todas as hipóteses de seguir em frente. O futebol português gosta dos adversários británicos, são por norma mais acessíveis e o Bolton não é propriamente um colosso do futebol Europeu, não obstante da eliminação do Atlético Madrid. O Benfica, terá uma complicada equipa espanhola, o Getafe, que goleou o Aek de Atenas, mas que está longe, também, de ser um colosso do futebol europeu, pelo que o Benfica também tem tudo para passar a próxima fase. O Benfica nestas semanas joga tudo, tendo já dois jogos para o campeonato decisivos, um ante o Braga e outro ante o eterno rival Sporting.

Sem comentários: